Cinco curiosidades sobre uma das sobremesas mais populares do país

1) Como surgiu o sorvete?
O Sorvete foi criado na China, a mais de 4 000 anos atrás, uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a mistura caiu no gosto da nobreza, pois o leite era muito caro na época. Lembrando que essa receita sofreu alterações e forma que consumimos o alimento hoje é diferente da que foi criada na China.
Além disso, só pessoas que tinham câmaras frigoríficas subterrâneas conseguiam conservar o alimento.

2) Onde foi construída a primeira sorveteria?
Em 1670, foi criada a primeira sorveteria. O siciliano, Francisco Procópio abriu um café que vendia sorvetes em Paris, tornando-se a primeira sorveteria da história!

3) Há sabores que são brasileiros!
Sorvetes de sabores como: manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e coco foram criações brasileiras. Eles são considerados sabores tropicais! Inclusive, há registros que o Imperador Dom Pedro II amava um sorvete de pitanga.

4) Sorvete de feijão?
Não, você não abriu o pote errado no congelador! Existe sorvete de feijão na Coreia do Sul e além desse sabor incomum, é possível encontrar a sobremesa com sabor de tomate!

5) Já imaginou ter um horário específico para tomar sorvete?
Aqui no Brasil durante alguns anos foi assim, mais especificamente na Província de São Paulo. Há registros de um anúncio divulgado em janeiro 1878 no jornal A Província de São Paulo que informava que todo dia, às 15 horas, seria vendido sorvete na Rua Direita, número 14.
Tudo isso porque o lugar era umas primeiras sorveterias de São Paulo e não havia lugar para conservar a sobremesa. O produto era servido logo após o preparo.

Crédito: https://oimparcial.com.br/

Associe-se